Plano de Voo

Postado por: em abr 6, 2012 | Sem comentários

As portas estão fechadas. Da poltrona 6C vejo uma comissária de bordo se dirigindo à cabine. Enquanto todos se preparam para a decolagem, o alto-falante é ligado e ela começa a falar.

 

Senhoras e senhores aqui embarcados bom dia! Bem vindos a TAM !O comandante Gustavo juntamente com o seu primeiro oficial Carlos e sua tripulação tem o prazer de

 

O senhor ao lado está lendo jornal (!), não saiu da página de política – tem senador caindo em Brasília… Alguém aqui ouve o que a chefe de cabine diz?

 

para afivelar unam as pontas e ajustem ao corpo, para abri-los puxem a parte superior. As poltronas deverão permanecer na posição vertical, mesas fechadas e travadas. Em caso de despressurização de cabine mascaras de oxigênio cairão automaticamente…

 

Olha ali o menino pendurado na poltrona fazendo barulho. Ninguém segura. Sua mãe, em vão, a beliscões,  tenta detê-lo e cumprir o que a moça do alto-falante orienta.

O casal deste lado aproveita o início da lua de mel – são carícias demoradas enquanto desligam a câmera fotográfica. Veja o detalhe das alianças de ouro, recém polidas, iluminando o corredor! Sim, realmente, eu já nem sei o que a moça do alto-falante está dizendo.

 

2 portas dianteiras,4 saídas sobre as asas, e 2 traseiras, onde não é permitido a acomodação de bagagem de mão durante o voo….

 

Eu poderia aproveitar esse tempo para escrever a coluna Ultimato/Nossa Brasilidade. Estrear voando!

 

Solicitamos a leitura dos cartões de segurança…

 

Ah! Se eu soubesse contar histórias!

 

a bordo de aeronaves brasileiras…

 

Estou falando para quem? [mesma pergunta que (talvez) aquela moça de coque esteja fazendo]. A turma chama de meio cristão: nosso ouvinte. Meio cristão… Engraçado isso… Se o meio cristão se contentasse em ser apenas meio continuaria a ser margem. Fato é que em sua genética, o cristianismo deseja a integralidade, deseja ser inteiro; margem e meio, porta e caminho…

 

sou chefe de cabine desse voo e juntamente com os comissários…

 

Inteiros. No meio do mundo! Da periferia à alta classe, da sede de Deus, do ateu, da páscoa no Sudão à arte tecida na Esperança, voltar para o cotidiano e ver a Graça reconciliando tudo. É isso! Esse é o plano de voo.

 

nos colocamos a disposição para atende-los durante todo o …

 

Ihh, cadê o menino que estava pendurado na poltrona?

 

Desejamos a todos uma ótima viajem. Obrigada!

 

 

Já está dormindo. Obrigado!

 

 [Você confere esse mesmo texto no portal da Ultimato]

 

TÊNIS DE MESA   [ARQUIVO NOSSA BRASILIDADE]

“O que nos faz brasileiros não é só uma língua, uma história e uma geografia em comum, é a liberdade de falar português com outra hermenêutica, com outra origem, com uma esperança absurda.”  [ Setembro de 2011 ]

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário