PESQUISA

Postado por: em jun 18, 2012 | 131 Comentários

Como você avalia esse tempo onde a grande mídia, especificamente a rede Globo, se aproxima dos evangélicos? Na intenção de criar produtos mais simpáticos ao universo religioso, quais seriam as “segundas intenções” ou as razões para esse encontro? Comente logo abaixo.

Algumas opções:

1. Dois reinos: trevas e luz. Um está tentando seduzir o outro.

2. Um reino apenas: Deus soberano movendo seu reino para dentro da mídia.

3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

 

Talvez você veja outras opções. Sendo essas ou outras, compartilhe sua opnião deixando um comentário.

 

 

131 Comentários

  1. Isaque Ferreira
    18 de junho de 2012

    3

    Reply
  2. Laércio Neto
    18 de junho de 2012

    Marcos,

    Na minha opinião, assunto puramente econômico. Grandes empresas sempre fazem algo, pensando no retorno financeiro.

    Abs

    Reply
  3. Tiago Rui Góis
    18 de junho de 2012

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Reply
  4. Samuel Silva
    18 de junho de 2012

    Quanto maior for o tempo que o cristão passar em frente a TV menos será o que ele estará na presença do PAI. O Inimigo de nossas almas sabe disso e usa de todos os artifícios para seduzir, muitas vezes passando-se por anjo de luz.

    Reply
    • carolhenkels
      18 de junho de 2012

      amém.

      Reply
  5. Elisama Costa Ximenes
    18 de junho de 2012

    Penso que seria uma fusão das opções 2 e 3. Vou explicar. Creio eu que os idealizadores de toda essa união teriam sim intenções econômicas, como dizem “é puro comércio”. Mas assim como Deus usara um jumento para falar, ele também usa de meios inusitados para fazer sua obra, quero dizer, Deus está por trás disso tudo, só não concordo que seja para mover para a MÍDIA (usar de tal expressão banaliza as intenções de Deus, penso eu), mas para divulgar o Seu nome e apresentar a vidas necessitadas o Único Caminho que é Jesus, claro que usando como meio para isso a mídia.

    Reply
    • William Fehrmann
      19 de junho de 2012

      Acredito que é a terceira opção, trata apenas de comércio. Mas tambem acredito que, por causa disso, muitas pessoas irão mudar sua concepção sobre as Igrejas Evangélicas.

      Reply
  6. Joelison Sanotos
    18 de junho de 2012

    Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Reply
  7. Wellington P.A. Spinola
    18 de junho de 2012

    3. Apesar de ainda ter uma esperança de uma das partes haver uma certa ingenuidade, ou imaturidade mesmo, não a Globo é claro.

    Reply
  8. Jair Camilo
    18 de junho de 2012

    Pra mim, isso não passa de comércio. Vendo que a música cristã no Brasil vem crescendo, por causa da grande massa que se converte ou frequenta alguma igreja, eles querem faturar em cima disso.

    E também tirar da mente dos Evangélicos a imagem de “império satânico”, como muitos se referem, especificamente com relação a Globo.

    Reply
  9. Ana Cláudia
    18 de junho de 2012

    Opção 3. Puramente econômico.
    Acho que já li por aí que 1/3 dos produtos originais são vendidos para o público evangélico.O povo cristão é quem compra cd original. A Globo viu isso!

    Abraços Marcos! Curto muito o blog e a Palavrantiga!

    Reply
  10. Rafa F. Lima
    18 de junho de 2012

    3.

    Reply
  11. André Hosken
    18 de junho de 2012

    Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Reply
  12. Wanderlan
    18 de junho de 2012

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Não por causa das razões da globo, exclusivamente, mas porque a própria igreja evangélica encontra-se totalmente imersa no poder. Ela pensa, age, teologiza e produz tendo como base a categoria do poder. O próprio deus da igreja evangélica, que é diferente do Deus revelado em Jesus, tem estabelecido seu “projeto para a humanidade” nessa categoria. Ele mede forças com o diabo, mostra-se exibicionista de seu poder para atrair fieis e e segundo a igreja evangélica americana já dividiu o mundo entre cristãos e não-cristãos.

    Não estou dizendo que a globo é q é a vítima, mas o q estamos assistindo é apenas um encontro natural em q dois grupos estão convergindo forças em busca do mesmo propósito que é obter mais poder.

    Reply
  13. Hudson
    18 de junho de 2012

    Olá. Acredito que a real intenção não é fazer parte do que diz respeito aos evangélicos, mas sim o seu interesse peculiar. É comum vermos que, como citado, a RG sempre “tenta” mostrar questões socias quando o que se sobressai não é
    a sua luta contra o problema mas sim, fazer apologia aquilo que lhe dá “Retorno”. (Resumo de uma longa resposta. Obrigado).

    Reply
  14. Marco Antônio
    18 de junho de 2012

    Sabemos que DEUS é capaz de usar o que quiser para propagar seu reino, nesse caso, mesmo que seja o comércio como motivo maior há de se ter esperança que DEUS esteja usando os grandes meios de mídia para propagar do seu reino.

    Reply
    • Wanderlan
      18 de junho de 2012

      Não creio nesse deus em que os fins justificam os meios. Ele não se parece com Jesus de Nazaré.

      Reply
    • Laércio Neto
      18 de junho de 2012

      Marcos Antônio, concordo contigo até certo ponto. Até quando os artistas que se utilizam da Globo, por exemplo, estão fazendo as coisas da maneira correta? Aparentemente, as coisas estão normais, porém….

      Apesar disso, seu comentário foi bastante construtivo.

      Abs,

      Reply
    • Lio
      19 de junho de 2012

      Deus não tem interesse em propagar um Reino ralo, raso. Esse reino da TV é fake.

      Reply
  15. Ricardo Filipe
    18 de junho de 2012

    Um reino apenas: Deus soberano movendo seu reino para dentro da mídia.

    A restauração do Reino de Davi virá a tona novamente, até a midia vai amar isso!!!

    Reply
    • Wanderlan
      18 de junho de 2012

      um deus de princípios e valores duvidosos, esse seu deus…

      Reply
    • Lio
      19 de junho de 2012

      aham. bem bíblico. aham. Tá parecendo uma conversa que eu leio em João, quando a gente vê um monte de seguidores esperando a tomada de poder político no meio dos graúdos quando Jesus tava era afim de salvar as almas no meio da marginalidade.

      Reply
  16. Fany
    18 de junho de 2012

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Reply
  17. Lorena
    18 de junho de 2012

    Bom em miha opiniao é a opçao 3. Toda essa aproximaçao da midia com os evangelicos e virce-versa, nao passa de comercio!mercadejando a fé. E isso esta explicitamente claro no logotipo que a globo utiliza em suas propagandas:”VOCÊ ADORA, E A SOM LIVRE TOCA!”ou seja os cantores querem reconheçimento e a globo quer faturar,pois sabe que o “mercado gospel” esta em alta .
    Infelizmente a maioria dos cantores gospel nao usam talento pra ganhar dinheiro, mais usam o nome de Deus para se promoverem. O que nao é o caso do palavrantiga que vem se destacando por fazer sempre a diferença, tanto na qualidade do seu som, quanto no fato de levarem a mensagem da cruz nao se preocupando em cantar apenas o que as pessoas querem ouvir, mais sim o que elas precisam ouvir!nunca me esqueço a 1ª vez que ouvir a musica “Deus onde estas” Ela diz exatamente o que os cristao precisam ouvir!
    parabéns Marcos! contuie assim!Deus seja contigo!

    Reply
  18. Bianca Ceres
    18 de junho de 2012

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Reply
  19. Willyana
    18 de junho de 2012

    ”Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.” Sem dúvidas!

    Reply
  20. Joelison Sanotos
    18 de junho de 2012

    Ponto 3.
    Tudo começou quando a globo colocou musicas eangélicas nas trilhas sonoras das novelas, entretando isso também serviu pra atrair o publico cristão.

    Reply
  21. ELIZEU
    18 de junho de 2012

    Tudo e todos um dia se aproximam dos evangélicos, em todos as áreas. a MPB se aproxima dos evangelicos, os politicos se aproximam dos evangélicos, etc. Na verdade eu queria saber qual é o evangelho que esta sendo usado como imã pra atrair esta turma tda, lembro de Jesus que certo dia trouxe uma palavra tão legal que um bando de pessoas que o seguiam para comer pão, saiu em retirada…rsrsr. será que não estamos usando a isca errada pra atrair td esta midia?

    Reply
  22. Débora Oliveira
    18 de junho de 2012

    Pra mim é puro interesse econômico.O meio “gospel” hoje está em todos os lugares; jornais,revistas,blogs,twitter, sites de relacionamento e sei lá mais o que. Hoje em dia tem muita exposição e exposição gera lucros, daí o motivo da rede globo até mesmo criar personagens “evangélicos” em suas novelas.É puro comércio, só cabe a nós Cristãos não nos deslumbrar-nos com tudo isso,pois Deus não divide a honra dele com ninguém.

    Reply
  23. Jakeline
    18 de junho de 2012

    Então, de cara a opção 3. Porém, acho que precisaria entender melhor as colocações dos termos das outras alternativas para ter certeza que não fui levada apenas pelo senso comum: a globo é/ será o anticristo brasileiro, sempre.

    Reply
  24. Leandro Gavazzoni
    18 de junho de 2012

    Os interesses econômicos sobressaem os interesses religiosos,resultado disto, é a (1)pobreza de um conteúdo teológico em contraste com a verdade. (2)A programação da própria globo é muito tendenciosa desde a novela até o jornalismo(!??), é uma mistura de crenças, espiritismo, encarnação (3) A Globo é nada mais é que uma Babilônia (confusão)ou seja de nada podemos tirar proveito para nossa vida espiritual (4) o crente apresentado pela globo é um evangélico fanático, em suas novelas deixam a entender que religião é sinônimo de loucura.
    Exemplos é que não faltam.

    Reply
  25. Ana
    18 de junho de 2012

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Reply
  26. Carla Kassis
    18 de junho de 2012

    ”Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.” Eu não sou evangélica, mas acho que algumas igrejas com sua “hipocrisia gospel” e o seu “evangelho oba oba” contribui para que a mídia faça o que está fazendo agora.

    Reply
  27. Kelisson
    18 de junho de 2012

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Claro e evidente

    Reply
  28. Leandro Gavazzoni
    18 de junho de 2012

    terceira opção.

    Reply
  29. Paula
    18 de junho de 2012

    3. Acho que é puro comércio, mas isso não impede que Deus use essa aproximação para propagar o Seu reino e resgatar almas perdidas.

    Reply
  30. Joao Daniel
    18 de junho de 2012

    É o msm caso de quando se aproximou de público Gay.. (colocando personagens gays em novelas, por exemplo). Pura estratégia de mercado.. quanto maior o público, maior o poder de atingimento às pessoas de uma forma geral.. e quanto mais pessoas os veem, maior a receita.. Logo, assunto estritamente econômico.

    Reply
  31. Rebeca Fersil
    18 de junho de 2012

    3. Comércio puro. Ser “crente” tá na moda, e dá lucro! A mídia se preocupa muito é com a parte espiritual(leia-se rentável)deles!!! Agora nós, enquanto igreja, precisamos estar atentos até onde estamos separados do mundo, e devemos tirar o mundo de nós tbm. Afinal, nada mal ser conhecido aos olhos de toda população cristã ou não, mas como diria a Palavra Suprema: Mais importa que o Reino seja pregado! E o Eterno sempre usa o que bem entender… =)

    Reply
  32. Marquinhos
    18 de junho de 2012

    Sincretismo, usando a “Fé” sem distinção de credos, globalizando a mesma, aproveitando-se do grande crescimento dos “Evangélicos”. Resumindo matando dois coelhos com uma paulada só! ou ninguém aqui viu a Pr. Ludimila Ferber junto com o Pe Fábio no Faustão!! abraço a todos!!

    Reply
  33. Bruna
    18 de junho de 2012

    3

    Reply
  34. André Arruda
    18 de junho de 2012

    .
    .
    Há um fator econômico, mas há também um fator espiritual… as grandes mídias vedem um evangelho superficial, imediatista, modista, material e assim desvia o coração de muitos do que realmente importa
    .

    Reply
  35. wellington
    18 de junho de 2012

    crentes e ateus dizem amém/ na Babilônia “Deus é uma nota de cem

    Olhos Da Babilonia
    by mcmonge

    Reply
  36. Renan Lima
    18 de junho de 2012

    Como assim “nem soberania”?
    A mão de Deus trabalha até na maldade dos homens.

    Reply
    • Wanderlan
      18 de junho de 2012

      Esse deus que faz de vidas humanas peças de um jogo não é Jesus. O deus calvinista é medieval, forjado em conceitos gregos. Jesus revela um deus pessoal, que se relaciona em amor e não um deus codificado, aristotélico.

      Reply
  37. carla natane
    18 de junho de 2012

    3

    A economia investe em quem rende mais, e o público evangélico é sinônimo de retorno financeiro, eles só demoraram um pouco para perceber isso!

    Reply
  38. Wenney
    18 de junho de 2012

    Puramente comércio. Alternativa 3. Há algum tempo que o objetivo de salvação de almas através da palavra divina, a verdadeira palavra, foi deixado de lado por esses “artistas”.

    Reply
  39. Déborah
    18 de junho de 2012

    Concordo com a Elisama, quando ela fala que é uma fusão de 2 e 3.

    Penso que o 2 não deixa de ser uma verdade!!!

    Conheço uma ex-pai de santo que se converteu após ver um programa de TV cristão. Foi o meio que Deus usou!

    Ele é soberano e usa o que for para a propagação do seu evangelho!

    Reply
  40. Rafa
    18 de junho de 2012

    Sinceramente.. Vou ser benigna…Opção 2.. O problema maior que eu acho é a emissora que se diz para os evangelicos..URD… Que na verdade usa a emissora para falar mau do povo de Deus, e para ministrar orgias no horario nobre, que tem estabelecido o trono de satanás.. Deve estar ..Com o perdão da palavra .. Picando bosta com a faca…rsss…

    Reply
  41. edu costa
    18 de junho de 2012

    Acredito que seja apenas questão de mercado com a crise na industria dos DVDs e CDs originais surge um mercado que sempre foi ótimo mas ignorado.opção 3

    Reply
  42. Lucivan Pinho
    18 de junho de 2012

    Não importa a intenção deles, devemos ver como uma grande oportunidade de levar o evangelho aos que não o conhece. Jesus se assentou com cobradores de impostos adúlteros e prostitutas!

    Reply
  43. Marlos
    18 de junho de 2012

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Money Talks!

    A tal música evangélica já não representa a soberania divina há mto tempo.

    Reply
  44. Fernando
    18 de junho de 2012

    Pricipalmente o 3, que por acontecer abre oportunidade para o 1 e o 2. Mas vejo com bos olhos.

    Reply
  45. Jenny
    18 de junho de 2012

    Acho que para além de ser uma questão econômica, é uma questão cultural. Os evangélicos estão crescendo em número, e isso trouxe para eles mais visibilidade e, consequentemente, mais abertura, com todas as implicações que isso traz, inclusive econômicas, mercadológicas ou mesmo missionárias. Dependendo do ponto que se olha, e para quem se olha, tudo pode ser explicado.

    Reply
  46. ana
    18 de junho de 2012

    3-
    O público religioso é grande no Brasil…

    Reply
  47. Bruna Moraes
    18 de junho de 2012

    com certeza a 3

    Reply
  48. Arthur Henrique Martins
    18 de junho de 2012

    Lembro-me de Chico Buarque em plena ditadura driblando a censura em locais teoricamente controlados por eles. Ver a apresentação de “Cálice” sendo interrompida no meio do show pelos censuradores é uma coisa incrivelmente inteligente.
    Fico com a opção 3, mas incentivo os artistas cristãos a não se recusarem de ir a tais espaços seculares. Se o interesse deles é econômico, o nosso é levar uma mensagem de esperança. E pra levar o conteúdo da esperança, precisa-se de revolução na forma. Como disse Maiakovski, sem revolução na forma, não há revolução na arte. E todas as grandes revoluções – de pensamento, sobretudo – utilizaram-se da arte.
    É preciso motivar uma revolução em que a mensagem seja o amor, a esperança e a vida de Jesus Cristo.

    Reply
  49. Elias
    18 de junho de 2012

    pode sim D-us usar quem quer atravez de suas mas intençoes Creio eu que a midia quer grana poder mas D-us sabe de suas intençoes e permite ..nao foi ele quem levantou faraó Somente para derruba-lo =) abraço paz

    Reply
  50. Anna Léia
    18 de junho de 2012

    Concordo que o interesse seja econômico, o que aliás é o que rege e movimenta o mundo secular. E as emissoras de tv estão querendo de algum modo chamar a atenção e conquistar o grande número de evangélicos uma vez que nos tornamos uma grande massa. Ou seja, conquistar esse mais novo mercado consumidor consequentemente representa lucros para as emissoras, já que é isso que mesmas visam.

    Reply
  51. Gedalias
    18 de junho de 2012

    Sem sombra nenhuma de dúvida a terceira opção…

    Reply
  52. Sergio
    18 de junho de 2012

    Puro CAPITALISMO! Não vamos nos vender.

    Reply
  53. isabella mariano
    18 de junho de 2012

    3 =)

    Reply
  54. Priscila
    18 de junho de 2012

    Na minha opinião, a Globo só está pensando no lado econômico da coisa. Algumas pessoas do meio evangélico também estão lá porque só querem saber do dinheiro (infelizmente).
    Mas existem algumas pessoas que pensam estar no controle da situação e “se aproveitando” da Globo para anunciar o evangelho. Eu, pessoalmente, acho que isso é bobagem. É a Globo que está se aproveitando dos evangélicos pra ganhar dinheiro. Deus não precisa (e nunca precisou) de ninguém além de seus próprios discípulos para anunciar o evangelho. A “estratégia” de Deus sempre foi o boca-a-boca, desde o início da igreja. Infelizmente muitas pessoas que são realmente comprometidas com o evangelho estão caindo nessa armadilha e ajudando a Globo a se promover às custas do Reino de Deus. Não sei aonde isso vai parar, mas só o fato de deixarem a Globo explorá-los já é preocupante.

    Reply
  55. Paulo Pascotto
    18 de junho de 2012

    3. o que torna a coisa toda uma tragédia é a opção dois sendo vendida ou imposta pelo neo-evangelicalismo brasileiro. Deus soberano, sim, o tempo todo. “portas se abrindo” pra palavra de Deus, não.

    Reply
    • Priscila
      18 de junho de 2012

      Concordo. A soberania de Deus se mostra quando pessoas conhecem a verdade através da Globo, mas isto não significa que Deus “abriu uma porta na Globo”. Foram os homens, motivados por seus interesses mundanos, que levaram o “gospel” para lá. Não posso crer que Deus queira que a Globo ganhe dinheiro às custas do Reino!

      Reply
  56. Edmar Hell Kampke
    18 de junho de 2012

    Nada mais que isso:

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Reply
  57. Cláudia
    18 de junho de 2012

    Opção 3, pura e simplesmente. Pensei em escrever um monte de coisa, mas seria mais um comentário revoltado com o cenário evangélico.
    Quanto mais se deseja levantar a bandeira dos “fracos e oprimidos evangélicos” para que eles tenham espaço na sociedade – o que não passa de se fazer de vítima – mais antipatia se consegue. Esse espaço na mídia “conquistado pelo povo de Deus” não é nada de conquista, pelo menos eu não compartilho dessa conquista. Não assisto tv aberta, mas até na tv por assinatura é i.n.c.r.í.v.e.l a quantidade de canal evangélico e católico. Se eu fico feliz com isso? Claro que não. É como o evangeliquês: na tentativa de aproximação, só faz afastar as pessoas, minando as nossas chances de pregar o evangelho que não faz acepção de pessoas e do amor ao próximo. É o mesmo que pegar uma caixa e jogar o povo evangélico todo dentro e fechar, impedindo qualquer envolvimento com a cultura e as pessoas “seculares”. Para mim, esse não é o caminho. Chamem de conquista de um espaço na mídia, eu chamo de mais uma ferramenta de distanciamento dos cristãos do resto do mundo – não, não acho isso certo.

    Reply
    • Priscila
      19 de junho de 2012

      Concordo plenamente!!

      Reply
  58. Ícaro de Brito
    18 de junho de 2012

    3

    Reply
  59. Johnnas
    18 de junho de 2012

    É a Palavra se cumprindo, está sendo pregada em todo mundo, mas não tiro também o lado da Rede Globo que com certeza está visando somente os lucros desse ‘investimento’ para um novo gênero de telespectador.

    Reply
  60. Johnnas
    18 de junho de 2012

    Ops! 3

    Reply
  61. Lívia Maia
    18 de junho de 2012

    Tô com a 3ª opção.

    Reply
  62. Marcus Vieira
    18 de junho de 2012

    Se a 2 for verdadeira, precisaremos de mais tempo para avaliar os resultados do movimento divino.

    De primeira, meu voto é na 3.

    Reply
  63. Vanessa Cunha
    18 de junho de 2012

    Mesmo que seja (o que com certeza é)não podemos ignorar que exista influência espiritual nisso. Dizer que é de Deus ou do Diabo, acho que é a parte complicada. Porque a “liberdade” (política, expressão, credo,sexual, etc.) que a sociedade tanto luta contempla também os evangélicos, e dar espaço aos evangélicos é um direito nosso e também faz parte de uma estratégia econômica já que no Brasil o público evangélico (principalmente os jovens) está crescendo muito. E o Reino perde e ganha. Ganha, quando existe um programa ou personagem que venha da fonte (algum cristão) e perde quando fazem uma interpretação de um tipo pejorativo de”crente”, que afirma coisas absurdas que não tem nada a ver com a crença cristã (como é o caso da personagem Soninha da novela Avenida Brasil).

    Reply
  64. Rafael Guimarães
    18 de junho de 2012

    Com a indústria fonográfica sendo desmontada pela pirataria, a aproximação dos evangélicos é apenas a busca por um segmento musical que só cresce. Ou seja, a Globo quer a fatia de bênçãos dos evangélicos. Além disso, ela já percebeu que o crescimento é contínuo e não quer ficar com o estigma de inimiga dos crentes.
    Opção 3.
    Estratégia, Negócios, Dinheiro.

    Reply
  65. Sérgio
    18 de junho de 2012

    2. Um reino apenas: Deus soberano movendo seu reino para dentro da mídia. Eu que é que as trevas se explodam e vire luz, seja de qual e que maneira seja.

    Reply
    • Sérgio
      18 de junho de 2012

      Um reino apenas: Deus soberano movendo seu reino para dentro da mídia. Eu quero é que as trevas se explodam e vire luz, seja de qual e de que maneira seja.

      Reply
  66. Júlia Cristine
    18 de junho de 2012

    Primeiramente, amei o tema, parabéns!

    Tenho duas perspectivas. Olhando de forma geral, as mídias tem se aproximado dos evangélicos, por ver um grande público, ou seja, um público vantajoso(R$).
    Agora falando especificamente da “plim-plim”, vejo que ela vem de forma sutil ridicularizando os crentes, com personagens que tinham um passado “nebuloso” e agora que converteram se tornaram os santinhos perfeitos, com uniformes (ternos e gravatas, ou no caso das irmãs, com vestidões e blusas de gola alta e com manga longa – nada contra quem gosta de usar esse estilo de roupa) e com a Bíblia como desodorante, só debaixo do braço.

    Reply
  67. Danilo Leão
    18 de junho de 2012

    3, é claro!
    A Globo não presta.
    Se é conveniente para ela transmitir algo sobre o Cristianismo, coloca na grade e/ou apoia o evento. Nada além disso.

    Reply
  68. Jesiel
    18 de junho de 2012

    Não existe um único motivo, pois afinal assim como existem aqueles com motivos sinceros tambem existem os que só estão nessa por dinheiro. A mídia basicamente está se aproximando dos evangélicos para exorcisar aquela fama de vilã e perseguidora dos cristãos. Qual não seria a confusão de um membro se o pastor dissesse que tal canal de TV é maligno e coisa e tal se o membro acabou de ver um cantor Gospel convidado no dia anterior? “Me assistam e comprem meus produtos” é o que deseja a mídia basicamente. E quanto aos artistas evangélicos, cada um tem um motivo particular, dinheiro, fama ou anúncio do evangelho.

    Reply
  69. Juliana Rodrigues
    18 de junho de 2012

    É uma pesquisa muito interessante! Gostaria muito de saber os resultados estatísticos depois, se puder passar, Marcos! =)
    Como estudante de sociologia e crítica “não oficial”, e compulsiva, da religião evangélica (e também da religião histórico-cristã, porém nunca de Cristo), fiquei curiosa pra saber os resultados.
    Pensei! Pensei! E acho que por estar mergulhada em textos e mais textos, neste período, de Marx, não tem jeito!
    Opção 3. rs
    Paz!

    Reply
  70. Renata
    18 de junho de 2012

    De forma bem superficial e evidente, a opção 3.. mas penso que há uma brecha enorme e poderosa que se abre para culminar para opção 1. Acho que as pessoas tem sido inocentes demais a cada anúncio de popularização do “ser evangélico”. Os espectadores são atraídos para esse tipo de mídia (toda a acusação parece que cai por terra..haha) e passam se alimentar daquilo que assistem e assistem diariamente. Sabe-se lá o que pessoas, sem entendimento e temor de Deus, vão escrever em seus roteiros, para deixar o evangelho mais “legal”, equilibrado, politicamente correto, misturando (contaminando) com o Mundo. Há quem possa dizer que não cairia nessa (ainda que eu pense que para se cair, só precisa estar de pé)…mas então eu apelo para os novos convertidos ou simpatizantes… Temo a sedução do povo de Deus…como Balaão fez quando, não conseguindo profetizar contra Israel, mandou que mulheres de outros povos se misturassem com eles e os levassem ao erro. Temo a posterior indiferenciação da Igreja com o Mundo. O mundo espiritual não brinca em serviço. Conscientes ou não da dimensão disso, acredito que é o que acabará acontecendo.

    Reply
  71. Levi
    18 de junho de 2012

    Eu acho que por parte da Globo e puro comércio. Mas para Deus que é soberano uma oportunidade. Para o envolvidos cabe a cada um sondar o coração.

    Reply
  72. Eva Caroline
    18 de junho de 2012

    Marcos, eu entendo da seguinte forma:
    É óbvio que existe uma jogada da mídia, do poder televisivo e da gravadora atrelada a Rede Globo. Partindo do ponto de vista destes e de seus interesses mútuos, fica claro que existe sim um jogo econômico por trás dessa “aproximação”, se é que podemos chamar assim.
    Mas olhando, pelos olhos da fé, mesmo que haja esse interesse midiático, não se pode negar que é uma porta que se abre pra que a música gospel seja divulgada. Os interesses da mídia não vão mudar. Mas se o objetivo de todos aqueles que participam disso, e se dizem cristãos e produtores de música cristã, for adorar e proclamar o nome do Senhor Jesus, como único digno de todo o louvor, eu acredito que a televisão possa sim ser usada como instrumento para a proclamação do evangelho em forma de música. Enfim, em minha concepção, mesmo que o objetivo inicial, pensado e arquitetado pela Globo seja puramente lucro, se o objetivo dos cantores e bandas forem a verdadeira adoração, Deus usará esse meio de comunicação para o engradecimento de sua glória. Deus usa o que Ele quer. Ele usou a burra de Balaão, pode muito bem usar a TV…

    Abraços, Eva Caroline 😀

    Reply
  73. Raphael dos Santos
    18 de junho de 2012

    Creio que seja interesse econômico em primeiro lugar e Deus usando esse interesse para trazer o seu reino.

    Reply
  74. Rafael Duailibe
    18 de junho de 2012

    Simples, a mídia só constatou o óbvio. Pequenas igrejas são grandes negócios. Eis que um novo nicho de mercado é reconhecido e absorvido pela grande mídia que sempre põe o dinheiro (Mamom)em primeiro lugar. Com certeza fizeram um estudo e observaram o quanto podiam lucrar seduzindo esse novo e crescente nicho.

    Reply
  75. Thiago Lima
    18 de junho de 2012

    Acredito que seja a opção 3. Contudo, a bíblia é clara em dizer, que toda questão “material-carnal-secular” tem sua implicação e realidade “espiritual-transcendente-angelical”, logo acredito que a variável econômica-capitalista pode ter alguma função extra-humana também na resultante.

    Reply
  76. Thais
    18 de junho de 2012

    3ª OPÇÃO. Se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    A mídia descobriu nos últimos tempos o potencial do público evangélico como mercado consumidor. Não é a toa que várias empresas passaram a focar seus negócios nesse segmento.

    Reply
  77. Debora Moraes
    18 de junho de 2012

    na minha OPINIÃO

    a resposta é a três.
    nos ultimos tempos a tv Globo vem perdendo sua audiencia. A maneira mais rapida e facil de recupera-la e atingindo a massa que esta em crescimento. (os Evangelicos)
    o problema é ingenuidade do povo .. que assiste e consome o que essa Tv vem nos empurrando “guela” a baixo.

    “sem espiritualizar tudo” o problema de (nos) ver na tv é pela maneira que somo ridicularizados e esteriotipados.

    como eu disse pessoal .. na minha opinião .. não significa que eu estou certa ..
    abraços

    Reply
  78. Roninho
    18 de junho de 2012

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Isso já foi declarado por um dos diretores da somlivre os evangélicos são fiéis na compra de cds originais o que não acontece com artistas seculares. Eles só querem dinheiro.

    Reply
  79. Ramon
    18 de junho de 2012

    Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico. No plano material.
    Por outro plano: existe sim Dois reinos: trevas e luz. Um está tentando seduzir o outro.

    Reply
  80. alberto
    18 de junho de 2012

    3

    A globo durante os anos têm mostrado que nunca foi,nem será amiga do evangelho,essa aproximação só visa grana,pq evangelico é quem ainda compra CD original nesse país.

    Reply
    • Felipe
      19 de junho de 2012

      kkkkkk, será?

      Reply
  81. Davi Domineo
    18 de junho de 2012

    Acho que tudo isso é questão econômica.

    Infelizmente temos impressão que a marca mais profunda que o ser humano pode deixar é quanto dinheiro ganhou. Ganhar dinheiro virou motivo de união.

    Reply
  82. Philippe Martins
    19 de junho de 2012

    3.

    Reply
  83. Felipe
    19 de junho de 2012

    O chamado “Gospel” é moda, e é usado economicamente sem dúvidas, onde Deus com certeza não tem nenhum envolvimento com os chamados “Evangélicos” religiosos do “marketing”!

    Reply
  84. Brenda Camelo
    19 de junho de 2012

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Deus é soberano sim, e não precisa da “ajuda” da Globo pra propagar o seu reino.

    Reply
  85. Icaro Fachinetti
    19 de junho de 2012

    Boa noite irmão,acho somente que ser evangélico hoje virou moda.

    Reply
  86. Matheus Campos
    19 de junho de 2012

    3….
    Mas podemos aproveitar a oportunidade para divulgar uma arte cristã inovadora e criativa

    Reply
  87. Quésia Cataldo
    19 de junho de 2012

    3, sem mais.

    Reply
  88. Larissa
    19 de junho de 2012

    3-

    Infelizmente, a cultura mercadológica do Gospel cresce cada vez mais.

    Reply
  89. Quésia Cataldo
    19 de junho de 2012

    mas acho que por trás tem a 1. porque nós aproveitamos a oportunidade e o Espírito Santo de move e tem poder pra convencer. do mesmo jeito, a rede de televisão vai ser bem vista pelo povo e vai atrair audiência.

    e ai a concupiscência dos olhos.. e o posicionamento de cada um de ser guiado às coisas santas ou se deixar levar pela carne.

    Reply
  90. Priscila
    19 de junho de 2012

    Fiquei muito triste quando soube que o Asaph Borba tinha gravado um CD/DVD pela Som Livre, porque sempre o vi como um cristão verdadeiro e exemplar. Ele postou um texto no seu blog justificando essa atitude usando esse argumento de que Deus está usando a Globo e tals. Ele também disse que a Som Livre não interfere em nada, só distribui o CD pra um público maior e produz com mais qualidade. Mas faltou citar os lucros dessa empresa. Faltou citar a política capitalista da empresa. Tá na cara que eles só estão se aproveitando disso para tirar mais dinheiro de mais gente. Nós, cristãos, não deveríamos fazer parte disso. Nós deveríamos negar a ajuda de quem só quer nos usar. Deus não precisa da Som Livre, nem da Globo, nem de mídia nenhuma. Ele é soberano, sim, tanto que acaba usando esses meios mesmo que eles não tenham esse fim. Mas isso não quer dizer que ele aprove essa comercialização do evangelho.

    Reply
  91. Arthur
    19 de junho de 2012

    Já dizia o sábio livro, o amor ao $$$ é a raiz de todos os males!

    Reply
  92. Paulo
    19 de junho de 2012

    Caramba, bem complicado de responder. Muita gente critica dos artistas estarem na Globo, como se fossem traidores de um ‘movimento’ evangélico. Eu acredito que para a Globo, é um mercado potencial, pouco profissional e que vale a pena investir, mas será que muitas gravadoras e distribuidoras evangélicas não são como a Globo também? Na visão de bandas e ministérios, eu vejo como um momento especial, pois, o nome de Jesus é anunciado e falado. São dois reinos sim, como a Palavra diz, mas se não negociarmos princípios como santidade e temor a Deus, vale a pena sim estar na grande mídia. Fomos feitos como luz, para brilhar onde há trevas.Não devemos cantar apenas em igrejas. Nossa maior missão é anunciar o Reino de Deus e é deixar pra lá quem só critica, mas é lamentável, assim agimos como seitas e sabemos bem que aqui, agora nada será perfeito. Sempre incluir, e não excluir, mas sempre focando a santidade e temor a Deus.

    Reply
  93. Wagner Brassan
    19 de junho de 2012

    opção 3 sem dúvida…

    busines e nada mais…

    Reply
  94. Diego Rocha
    19 de junho de 2012

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico

    E PONTO!

    Reply
  95. Wélica
    19 de junho de 2012

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Pouco tenho lido sobre, então avalio de longe. Creio que seja a alternativa 3. É de longe, mas é um ponto. O ponto de onde vejo. Considerando o contexto discursivo, acredito que se trata de puro comércio. Penso que as razões são econômicas mas quando se tendencia algo nem sempre temos controle sobre o modo como vai proceder, ou como as pessoas vão receber isso. Mas cabe sim a possibilidade de tensão entre luz e trevas, uma hora ou outra, involuntário ao propósito da “grande mídia”

    Reply
  96. Tatiana Castro
    19 de junho de 2012

    Concordo em parte com as opções 1 e 3. Na 1 as trevas estão tentando seduzir o que vem de Deus, mas precisamente os homens que decidiram, por amor, renunciar seus desejos e seguir numa vida diferenciada. Trevas batalham arduamente nessa intenção, a batalha espiritual é grande pra derrubar os santos, os apóstolos, a igreja que cada um é. A intenção não é meramente comercial, a GLOBO está de mãos dadas com os poderes satânicos e não há nada mais lucrativo para o diabo que ver o inferno cheio de almas. A ideia de lucro vai mais além do dinheiro em sí, ela seduz os crentes quando põe um personagem evangélico nas suas novelas, faz dela uma figura carismática e querida por todos. Dá audiência sim, mas o que os cristãos não percebem é que a cada capítulo assistido eles vão se envolvendo com a trama. Não percebem que discretamente a lavagem cerebral começa a ser feita. Que o dinheiro, o poder é o que importa. Que a vida precisa ser vivida, sem regras, o importante é que você sinta prazer. O prazer do álcool, do adultério, sexo sem compromisso. A obra é malígna, é pesada, famílias estão sendo destruídas. E o crente em Cristo Jesus precisa estar atento ás armadilhas de satanás, pois quando perdemos tempo na frente de uma TV, acompanhando uma novela deixamos de fazer outras coisas mais importantes. Como passar mais tempo com a família, quem sabe ajudar o seu filho a resolver o dever de casa. Conversar com o seu filho adolescente e por fim, mas não menos importante, fazendo o papel ao qual nos foi incubido: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”

    Reply
  97. Cinthia Esteves
    19 de junho de 2012

    3. Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.

    Reply
  98. Patrícia Dias
    19 de junho de 2012

    Bom Dia!
    Eu acredito muito na opção 3 e acredito que não é somente a globo que está se aproveitando do movimento “gospel” para ganhar dinheiro, os cantores e grupos evangélicos estão se vendendo, deixando de pregar o Cristo crucificado em troca de fama e dinheiro. Assim como não acredito que a participação de um conhecido cantor evangélico (…..) em um culto ecumenico seja para levar a palavra de Deus à aqueles que ainda não a receberam, também não acredito que aparecer na televisão falando em Nome de Jesus seja para anunciar o evangelho. Desculpe-me a sinceridade, mas esse movimento, que intitularam como “gospel” é uma vergonha para o evangelho de Cristo e é infinitamente diferente daquele que os apóstolos, principalmente Paulo nos ensinou.

    Marcos, parabéns pelo trabalho!

    Abraços,

    Patrícia Dias

    Reply
  99. Rudnei Jordão
    19 de junho de 2012

    3. Econômico!!!

    Reply
  100. Fábio Alcântara
    19 de junho de 2012

    3 na lata!

    Reply
  101. nossabrasilidade » Depois da Pesquisa. Primeiros Apontamentos.
    19 de junho de 2012

    […] (typeof(addthis_share) == "undefined"){ addthis_share = [];}Observando a pesquisa vejo surgir outras dúvidas. Vejo o maniqueísta cuja visão de mundo está dividida entre bons e […]

    Reply
  102. Bruna
    19 de junho de 2012

    Preciso dizer mais alguma coisa ?
    Como os demais acho que a nossa realidade se encaixa na número três.

    Reply
  103. Wagner
    19 de junho de 2012

    Entendo como um assunto econômico mas que a Igreja entra perdendo. Na sua atual busca por divulgar um Deus que atrai multidões, torna-se mais um produto em larga escala de entretenimento,não da Mensagem da Cruz. Fica jogada a mensagem Gospel no meio de tudo mais, o que acredito torna-se sem sal e luz.

    Reply
  104. Mariana
    19 de junho de 2012

    opção 3. Apesar de que acredito que, pela misericórdia e graça de Deus, pessoas possam ser alcançadas por meio do que é midiado.

    Reply
  105. Marcela
    19 de junho de 2012

    E existe alguma opção além da 3?

    Reply
  106. Ana Carolina
    19 de junho de 2012

    3.

    Reply
  107. Marcia
    19 de junho de 2012

    2.

    Reply
  108. Carlos Campos
    19 de junho de 2012

    Li um artigo do Marcello Comuna do blog Verbo Primitivo escreveu intitulado os Crentes Covardes da Globo, http://goo.gl/59XcV

    Creio que a oportunidade de se falar do evangelho e levar as pessoas que não conhecem a Cristo a se arrependerem não é aproveitada. Então o que as pessoas tem feito é apenas comércio.

    Reply
  109. Thiago Araujo
    19 de junho de 2012

    Por quê será que as resposta são quase sempre as mesmas? é duro concordar mas eu acho que é também a terceira resposta!
    “Nem maniqueísmo, nem soberania divina, se trata apenas de comércio. O assunto é econômico.”

    Reply
  110. Gabriela
    19 de junho de 2012

    3!

    Reply
  111. Pr.thiago Moreira
    19 de junho de 2012

    Gostaria de ouvir a sua opinião marcos almeida, pois as considero de muita integridade e sabedoria.

    Reply
    • Marcos Almeida
      19 de junho de 2012

      Querido Thiago, ela está nos textos que escrevi até aqui. Tente ler os anteriores. Abração.

      Reply
  112. Brenner
    19 de junho de 2012

    É um fato que Deus está no controle de TODAS as coisas. Isso não pode ser negado. Agora, Deus também estava no controle quando aconteceu a segunda guerra mundial, alastramento da Peste Negra na Europa, etc. Deus estar no controle não significa que ele permita todas as coisas.

    O capitalismo funciona dessa maneira: o que der lucro ele vende. Se Karl Marx der lucro, ele vai achar um jeito de ganhar dinheiro com isso. A Globo percebeu que o mercado pedia algo mais estruturado para a classe religiosa. Percebeu também que era pregado que “pirataria é pecado” (tudo que a SOM LIVRE queria). Juntou 1 + 1.

    Apesar de beirar o impossível, alguém ainda pode ser levado ao arrependimento genuíno através disso. Mídia = Mula de Balaão: Não foi feito pra falar, mas, por um milagre…

    Reply
  113. David
    19 de junho de 2012

    Eu acredito mais na opção 3. O número de cristãos evangélicos no Brasil cresce bastante, e a rede Globo, percebendo uma oportunidade de audiência, se aproveita desta condição. Pensando pelo lado da empresa, ela fez ‘certo’, considerando uma ótima oportunidade de conseguir um bom número de espectadores.
    De acordo com o que tem escrito na opção três, eu discordo por razão da palavra “apenas”. Acredito que Deus ainda está por cima movendo seus pauzinhos e usando de Sua Soberania para fazer o que bem entende dentro e fora das mídias.
    É uma clara oportunidade da mensagem cristã propagar neste veículo de comunicação. Torço sinceramente para que não seja passada de forma errônea, que de alguma forma deturpe mais ainda o cristianismo, já bastante turvo nos veículos de comunicação em massa.

    Reply
  114. Gilberto
    19 de junho de 2012

    Eu avalio da seguinte maneira.

    Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
    Mateus 4:8-10

    O verdadeiro crente, o nascido de novo da água e do Espírito seguirá o exemplo de Jesus e não aceitará propostas indecentes do Príncipe desse mundo.

    Reply
  115. Lio
    19 de junho de 2012

    ai, gente. maior capetice essa coisa da globo querer prostituir a gente, que canta e é cristão. e eu vou lá dar dinheiro pra roberto marinho direto da tumba botar peito de mulher na minha cara oito horas da noite? É. pq eu gosto de televisão. Mesmo.

    Eu, que não tenho tv paga, quero muito um dia na minha vida poder assistir filme bom, jornal legal, entrevista bonita e relevante na tv. Esse papo asnificado de que crente não vê tv é coisa de gente cuja tv em casa não pega a cultura, a educativa… Aí eu cobro isso nas mídias sociais aí, né? Igual a todo mundo que quer as mesmas coisas que eu. E aí vem um caboclo me dizendo que Deus tem o dedo nessa sujeira e que ouviu a oração do povo e que o negócio é botar a Aline Barros pra cantar “minha rainha” pra Xuxa mesmo {vide youtube} pq aí a gente evangeliza o mundo. Esse processo de evangelho raso, ralinho, misturado com água eu não quero não.

    O povo tem é que orar por conhecimento, e quando ele vier a gente diz q É OBRA DIVINA pq é a falta dele que mata. aí. até me exaltei aqui.

    Reply
  116. Thiago Rangel
    20 de junho de 2012

    Em primeiro lugar, tudo primeiramente acontece no reino Espiritual, em seguida para Globo é uma forma de alcançar o publico evangélico, uma vez que muitos já não aceitam suas programações. Em contra partida vejo que tem a mão de Deus, pois Ele encontrou hoje pessoas preparadas para atuar nesse meio, com profissionalismo e temor a Ele, e com o único e simples objetivo de levar o evangelho a todos, onde todos os brasileiros saibam quem é Jesus, um exemplo bem preciso foi quando Ana Paula Valadão recitou João 3:16, no festival promessas – foi impactante, um versículo como esse, versículo chave mestra do Cristianismo e Evangelho. É hora de se preparar pois Deus pode usar mais pessoas na mídia, se preparar tanto no intelecto e sabedoria, quanto principalmente no Espiritual, para que a alma não se corrompa! MARANATA!! Ele esta voltando!!

    Reply
  117. Letícia Bernardo
    21 de junho de 2012

    Deus sempre está no controle de tudo por isso Ele tem deixado a mídia lucrar com o produto cristão – não admito que seja digo “lucro com o evangelho”, pois o que de graça rebemos do mesmo modo deve ser dado – e desta forma, o evangelho chega ainda mais longe. Obviamente que nada mais é para os empresários do que outro investimento lucrativo, mas Deus é soberano.

    Reply
  118. Alexandre Bernardo
    22 de junho de 2012

    eu acredito fielmente que todas as coisas convergem para a glória de Deus, mesmo que tenha esse interesse economico, tudo é ferramenta para um proposito eterno. Contudo vejo que a programação “cristã” que a glogo se propõe a expor, não é para os discipulos de cristo e sim para aqueles que ainda não tem revelação nem experimentaram do nosso Senhor e salvador. Adulto não come papinha de criança para não ficar doente, e criança não mastiga comida de adulto!

    Reply

Deixe uma resposta para Wellington P.A. Spinola

Cancelar reply