Aos Pés da Cruz

Postado por: em out 17, 2013 | 7 Comentários

Por que alguém se assustaria em ver uma centena de exemplos assim? Vejam como a espiritualidade transborda pelos versos mundanos da nossa música popular brasileira.

Publicarei aqui, diariamente, uma sequência de cem canções que utilizam símbolos da espiritualidade cristã em seus versos.A princípio vou me contentar com essa centena, fazendo um pequeno e drástico recorte no imenso repertório que os nossos compositores produziram até hoje. Se trata de canções presentes na famosa lista que a revista Rolling Stone fez em 2007; a lista dos 100 maiores discos da música brasileira. Esses discos foram sistematicamente catalogados pela brilhante e dedicada colaboradora do Nossa Brasilidade, a pesquisadora, socióloga e mestranda em ciências sociais, Sarah Ferreira de Toledo. Não tenho como agradecer tamanho esforço e profissionalismo dessa paulistana zelosa e sábia. Ela não só passou no rigoroso processo de seleção criado pelo Blog no início do ano, mas deu uma aula de como se faz uma pesquisa, além de colaborar com muitos insights para os textos que logo publicarei na intenção de apresentar uma nova forma de ler a nossa música brasileira.

Para começar, escolhi uma canção de Marino Pinto e Zé da Zilda, chamada “Aos Pés da Cruz”. Ela foi gravada naquele disco que é considerado por muitos o marco inicial da Bossa Nova; Chega de Saudade de João Gilberto. Orelha na caixa!

Aos Pés da Cruz

De: Marino Pinto e Zé da Zilda

Intérprete: João Gilberto

Disco: Chega de Saudade

Gravadora: Odeon

Ano: 1959

Aos pés da Santa Cruz você se ajoelhou
e em nome de Jesus
um grande amor você jurou.

Jurou mas não cumpriu.
Fingiu e me enganou.
Pra mim você mentiu,
pra Deus você pecou.
O coração tem razões que a
própria razão desconhece,
que faz promessas e juras,
depois esquece.
Seguindo este princípio
você também prometeu.
Chegou até a jurar
um grande amor,

mas depois esqueceu.

 

7 Comentários

  1. julio xavier
    17 de outubro de 2013

    Paz e Graça, gosto da nossa musica joão Gilberto, nara leão em fim bossa nova e MPB, sou Pastor e acho que se não é pecado ler um bom livro secular, assistir um filme porque é pecado ouvir uma boa musica? “ouvi de tudo e reter o que é bom”. gostei da idéia Marcos Almeida, vamos mudar essa cultura gospel que se enraizou na mentalidade das pessoas.

    Reply
  2. Zhé Lopes
    17 de outubro de 2013

    Mais uma vez sou impactado e confrontado! Glória a Deus por isso! Abraço!

    Reply
  3. Jader Finamore
    17 de outubro de 2013

    A primeira gravação deste belo samba foi feita por Orlando Silva, uma gravação memoravel, Baden Powell, Wilson Simonal dentre outros também gravaram e o grande João Gilberto neste disco histórico.

    José Gonçalves era o famoso Zé da Zilda. Este samba na verdade intitulado “Aos pés da cruz” (e não “da santa cruz”) é um dos clássicos de Orlando Silva, por ele gravado na Victor em 15 de janeiro de 1942, com lançamento em março? (34880-A, matriz S-052454).

    http://www.youtube.com/watch?v=k6BHozYoY2I

    Reply
  4. gabriel
    17 de outubro de 2013

    Hummm, Kleber Lucas safadenho rsrs

    Reply
  5. Igor Machado
    18 de outubro de 2013

    Como diria o Galvão eu já sabia ! Show de bola !

    Reply
  6. Eliana dos Santos Pires
    18 de outubro de 2013

    Excelente! Ouvi o Marcos Almeida falar sobre música e afeto, Vênus/Eros na Conferência L’abri ( PV ). Gostei de ver a continuidade do projeto. Parabéns a equipe envolvida.

    Reply
  7. Laisa
    18 de outubro de 2013

    Caramba amei a iniciativa, e concordo com o Pastor. Julio, em reter o que é bom. Afinal nossa Mpb, é a “Nossa Brasilidade”.

    Um abraço.

    Reply

Deixe um comentário