O Liturgista e o Trovador
“Isso e aquilo” não é o mesmo que “isso ou aquilo”. A segunda ideia é oposição, uma múltipla escolha, a primeira é somatória, é ampliação: “isso e aquilo” revela a capacidade que temos para distinguir as coisas e mesmo assim mantê-las integradas.
Gosto de distinguir as coisas no sentido de discernir, não de isolar. Porque, embora distintas, todas as coisas estarão sempre conectadas. Isso com aquilo e aquilo com isso.Todos objetos que vemos de alguma forma tocam o mesmo chão da vida, se encontrando em algum ponto: a unidade só é possível por que existe comunhão: isso e aquilo, aquilo com isso, a diversidade se abraçando.
Mas, pode um trovador, cancionista e poeta abraçar um liturgista, pastor e conselheiro? O primeiro é da rua, dos palcos e janelas. O segundo ama as capelas, o púlpito e os vitrais. Um pensa a música como vértice poético comunitário, o outro horizontaliza os versos para tocar pessoas. O Trovador é só e o Liturgista… também é. Um se realiza no festejo da rua, o outro na confraria do templo. Deixam de ser sós quando alguém os ouve. Deixam de ser repartidos quando a rua recebe os irmãos do templo e quando o templo recebe os foliões da rua. Quando o Trovador descobre os vitrais e o Liturgista escancara as suas próprias janelas.
Marcos Almeida
12 Comentários
isadora Silveira
24 de fevereiro de 2014Sensacional!!!!
Filipe
24 de fevereiro de 2014Teus textos conseguem tocar o mais íntimo da alma!
Marcos David
24 de fevereiro de 2014A cada dia que conheço mais uma fagulha dessa cultura tão rica que você, Marcos, me apresenta por meio da poesia – seja ela cantada no som do Palavrantiga ou aqui no blog – percebo a grande diferença presente entre o evangelho puro e o “gospelmente correto”. Quando pesquisei sobre sua banda, percebi o seu esforço em não ser rotulado pela mídia, por mais que sempre exista quem faça isso. Um bom remédio, em sua essência, não necessita de um rótulo. Se houver quem o consuma e por ele seja beneficiado, a propagação do mesmo se dará por prática, e não por simples teoria. Agradeço de coração pela sua arte, seu remédio. A paz de Jesus Cristo,
seu admirador cultural e seu xará,
Marcos David Santos Tavares.
Guilherme
25 de fevereiro de 2014Poeta filosófo usado por Deus para filosofar sobre o amor de dEle…
Marcos seu chamado é muito grande e lindo.
Deus continue abeçoando…
Gutto Reis
25 de fevereiro de 2014Os dois tem papéis fundamentais na sociedade, e contribuem cada qual com sua peculiaridade para a formação de um mundo melhor. Um salve ao Liturgista e um outro salve ao Trovador.
Clauber Lima
25 de fevereiro de 2014É engraçado como você consegue transcrever as coisas de maneira tão simples.
Parabéns pelo trabalho!
Edson Freitas
1 de março de 2014Cada dia que leio este blog me encanto mais e mais com a simplicidade de sua poesia e de suas ideias, Marcos. O Mestre deve se orgulhar e muito da sua forma de propagar o evangelho e a arte.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Graça e Paz.
Mariana S.
4 de março de 2014Lindo, lindo!
Mariana S.
4 de março de 2014desculpe a aparente “pobreza” de um “lindo, lindo” mas não há nada mais que eu consiga dizer…
Wilaon Dias
24 de março de 2014‘Vejo que estamos caminhando para uma revolução intelectual. Graças a Deus o nosso irmão Marcos, está contribuindo para que isso aconteça de forma positiva nas nossas vidas.
Revolução na qual busca a raiz do puro evangelho e diferenciação do que vemos hoje dentro das igrejas e na sociedade.’Ps: Nome: Wilson Dias
Jully Caroline
25 de agosto de 2014Perfeito!
Rafael Scaramelli
5 de janeiro de 2015Parabéns mano! Juntos neste movimento libertador. Tudo de bom em 2015 pra ti e pra tua família. abs